Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

Pesquisadores afirmam que o ato de lavar as mãos pode evitar a ocorrência de doenças respiratórias

UsaToday
Elizabeth Weise


O USAToday relata que “a estação das gripes e resfriados já chegou, enchendo as ruas de um sem número de indivíduos que tossem, bem como apresentam gotejamento nasal, espirros e expectoração. Todavia, parece que o simples fato de lavar vigorosamente as mãos faz com que as pessoas fiquem muito mais saudáveis – 24% a menos no número de infecções respiratórias, e 45 a 50% menos possibilidade de contrair infecção pelo H pilory, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A pesquisa realizada em 2007 pela American Society for Microbiology verificou que “92 por cento dos norte-americanos afirma lavar as mãos após o uso de banheiros públicos”. Entretanto, os pesquisadores perceberam, com a observação direta, que somente 83% lavavam as mãos após o uso de banheiros públicos.

Além disso, os pesquisadores verificaram “que quando os indivíduos lavam as suas mãos, somente 33% utilizavam sabonete, enquanto apenas 16% o faziam de forma adequada. O tempo médio gasto para lavar as mãos foi de patéticos 11 segundos, segundo estes mesmos pesquisadores.

Postado em 12/03/2009 e Revisado em 20/03/2009
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget