27 de junho - Dia Mundial da Espirometria
|
Ação é parte da campanha mundial de espirometria, que este ano foi vinculada propositalmente ao início dos Jogos Olímpicos para estimular a prática de esportes como meio de prevenção e combate aos males respiratórios.
Dia 27 de junho é o Dia Mundial da Espirometria. No mundo inteiro, sociedades médicas promoverão campanhas de alerta sobre a importância da realização deste exame, que mede a capacidade respiratória. Em São Paulo, a ação será coordenada pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Médicos pneumologistas estarão de plantão na estação Brás do Metrô, das 8h às 16h, orientando, tirando dúvidas, distribuindo material informativo e também realizando gratuitamente exames de espirometria para a população.
O exame permite ao médico pneumologista avaliar a saúde dos pulmões por meio de sua capacidade. Esta avaliação é capaz de detectar uma série de doenças respiratórias, algumas bastante graves, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
"A espirometria é um exame simples e seguro, que deve ser realizado periodicamente após os 40 anos de idade, ou mesmo antes, no caso de tabagistas. Doenças como a DPOC diagnosticadas precocemente podem ser o gatilho para a cessação do tabagismo, o que poderá resultar em menor declínio funcional e melhor prognóstico da doença", ressalta a dra. Sílvia Carla Sousa Rodrigues, presidente do Comitê de Função Pulmonar da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
Segundo a especialista, o teste também auxilia no diagnóstico de asma, doenças pulmonares ocupacionais, fibrose pulmonar, entre outras.
Espirometria
"A espirometria é um exame simples, rápido, indolor e, sobretudo, de excelente custo-benefício. Além disso, é capaz de detectar diversos distúrbios pulmonares antes de as pessoas terem limitação grave da função pulmonar, e alterações em outros exames, como a radiografia de tórax", alerta a dra. Mônica Corso, presidente da SPPT. Como os fumantes se habituam a apresentar algum sintoma respiratório, como tosse, secreção, pigarro ou falta de fôlego, realizar uma espirometria é extremamente útil para avaliar se já existe algum comprometimento da função e capacidade pulmonares, ressalta a médica.
O médico pneumologista é o profissional mais capacitado para orientar o paciente sobre a regularidade com que deverá realizar a espirometria, levando em conta sintomas, exame clínico e eventuais patologias já diagnosticadas. É também o pneumologista o único profissional capacitado a avaliar os resultados deste exame. Estudos verificam que a interpretação realizada por outros profissionais chega a um índice de 25% de erro.
O DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA é uma ferramenta das sociedades médicas internacionais que atuam na área respiratória para promover a atenção para as doenças pulmonares e divulgar a espirometria. Os eventos têmem sido realizados mundialmente, com coordenação médica local, e abertos à população.
Neste ano, a proximidade da campanha com os Jogos Olímpicos destaca ainda mais os benefícios da atividade esportiva para os pulmões, que deve estar sempre aliada à prevenção de doenças e diagnóstico precoce de eventuais problemas.
São Paulo
Data: 27/06/2012 Local: Estação Brás do metrô Horário: 08h00 ás 16h00
ABC
Data: 27/06/2012 Horário: 08h00 ás 14h00 Local: Faculdade de Medicina do ABC – Anexo III - Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André/SP Informações: (11) 4438-3558
Ribeirão Preto
Data: 27/06/2012 Local: Praça XV de Novembro - Ribeirão Preto Horário: 09h00 às 17h00
Criada em: 25/06/2012 |
|