Data da ultima atualiza�ao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notcias

Pesquisas indicam que a exposio regular aos produtos de limpeza hospitalar pode aumentar o risco de asma
Telegraph.co.uk
Rebecca Smith


O Telegraph da Grã Bretanha fez o seguinte relato: “as enfermeiras que se expuseram aos produtos de limpeza, antissépticos e desinfetantes no ambiente hospitalar apresentaram maior probabilidade de serem diagnosticadas como casos de asma, segundo um estudo publicado on line no Occupational and Environmental Medicine. O Dr. Ahmed Arif, da Universidade de Charlotte, Carolina do Norte, e seus colaboradores, estudaram um universo de 3.650 trabalhadores do serviço de saúde, inclusive 841 enfermeiras do Texas.

Os pesquisadores "verificaram que as enfermeiras normalmente expostas aos produtos de limpeza e desinfetantes tinham probabilidade 72% maior que os outros profissionais da equipe de saúde de apresentarem o diagnóstico de asma, desde que ingressaram na profissão, bem como probabilidade 57% maior de relatarem sintomas compatíveis com asma", acrescentou o HealthDay.

De modo específico, "as enfermeiras  responsáveis pela limpeza regular dos instrumentos médicos apresentaram uma probabilidade 67% maior de manifestar o diagnóstico de asma recém firmado, enquanto os profissionais que utilizavam solventes e colas no cuidado dos pacientes apresentaram probabilidade 51% maior de registrarem sintomas compatíveis com asma"

Os dados também revelaram que as “enfermeiras que utilizaram luvas de látex devidamente entalcadas antes do ano 2000 tinham 6% mais chance de apresentarem asma de diagnóstico recente”. Alguns dos produtos de limpeza incluem “os de natureza tópica e também os antissépticos empregados na limpeza cutãnea dos pacientes, glutaraldeído na esterilização a frio dos instrumentos médicos, e produtos de limpeza em geral, como a água sanitária”.
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget