Data da ultima atualiza�ao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notcias

Mulheres podem estar mais propensas a desenvolver hipertenso pulmonar

De acordo com estudo apresentado no encontro anual do "American College of Chest Physicians as "Mulheres podem estar 4 vezes mais propensas a desenvolver hipertensão pulmonar" .

A hipertensão arterial pulmonar  é caracterizada pelo elevação das pressões nas artérias que levam sangue aos pulmões. Seus sintomas são a fraqueza, mal estar e falta de ar, pois as artérias contraídas reduzem o suprimento de oxigênio disponível no sangue que vai para os órgãos e tecidos do corpo.

O estudo foi realizado comparando dados de 2.300 pacientes com dados de centros médicos norte-americanos e franceses.

Os dados encontrados mostram que as mulheres são afetadas 4 vezes mais que os homens e que a idade média dos pacientes foi de 48 anos de idade. Os dados ainda mostraram que o diagnóstico ainda demora muito para ser feito e que a gravidade da doença também está maior que os dados anteriores.

O fato mais curioso é que apesar de melhor conhecimento da doença pelos médicos o diagnóstico ainda demora.

Os autores alertam para que todos os esforços sejam feitos para diminuir o tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico de hipertensão pulmonar.

Se você sente-se cansado, com falta de ar e desânimo, pode não ser estresse, depressão ou ansiedade... pode ser hipertensão arterial pulmonar, uma doença debilitante e potencialmente fatal. Procure um pneumologista para avaliar o seu caso.
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget