Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

FDA revisa o alerta de derrame cerebral com uso de tiotrópio

Estudos indicam que o TIOTRÓPIO não está relacionado à aumento na incidência de derrame cerebral e FDA reconsidera seu alerta

A agência reguladora norte-americana FDA (Food and Drug Administration) está reconsiderando o alerta emitido anteriormente sobre o broncodilatador tiotrópio. Neste alerta estava referido que a droga poderia aumentar o risco de derrame cerebral. Esta nova análise traz mais tranquilidade aos médicos e pacientes que usam o medicamento.

Após a revisão de 29 estudos envolvendo o tiotrópio foi encontrado que haveria um aumento de 2 casos de complicações cerebro-vasculares a cada 1.000 pacientes usando a droga.

Também no recém apresentado estudo denominado UPLIFT, que durou 4 anos e envolveu 6.000 pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) foram encontrados 82 casos de complicações cerebro-vasculares entre os 2.987 pacientes que receberam o tiotrópio contra 80 casos em 3.006 pacientes que receberam placebo.

Fontes:

WebMD Health News - FDA Rethinks Spiriva Stroke Warning

FDA: "Early Communication about an Ongoing Safety Review of Tiotropium (marketd as Spiriva HandiHaler), Oct. 9, 2008.

Tashkin, D.P. The  New England Journal of Medicine, Oct. 9, 2008; vol 359: pp 1543-1554.

WebMD Health News: "Spiriva Eases Lung Disease Symptoms."

WebMD Health News: "FDA Checking on Spiriva and Stroke."

Publicado originalmente em 09/10/2008
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget