Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

Estudo sugere que Tai Chi pode ajudar a aliviar os sintomas de asma

Foi apresentado no congresso do "American College of Chest Physicians", em outubro/2008 um resumo do estudo onde os autores concluíram que a prática do Tai Chi pode, em conjunto com o tratamento convencional, a melhorar qualidade de vida e reduzir sintomas em pacientes com asma persistente moderada a grave.

O estudo avaliou 17 pacientes entre a 4º e 5º décadas de vida que estavam estáveis em suas medicações há mais de 3 meses e sem crises há 1 mês. Foram estudados valores de exames de função pulmonar e teste de exercício, questionários de qualidade de vida e controle da asma, bem como alguns marcadores biológicos de inflamação envolvidos na doença. Os exercícios de Tai Chi foram realizados por 6 semanas entre as avaliações.

Segundo os pesquisadores tailandeses os resultados obtidos foram considerados animadores , pois houve melhora na capacidade de exercício, no pico de fluxo e nos questionários de controle e qualidade de vida. Sugeriram que os mecanismos envolvidos são tanto a redução na reatividade dos brônquios, quanto a melhora da força muscular proporcionado pela atividade física.

Este trabalho apresenta muitas limitações, a começar do pequeno número de pacientes avaliados e do curto período de estabilidade, tanto de medicação quanto de período sem crises. A ausência de melhora em fatores inflamatórios reforça a necessidade de manter-se o tratamento farmacológico otimizado.

Podemos concluir com este estudo que o tratamento farmacológico continua indispensável, mas a prática regular de exercícios físicos aeróbicos e de fortalecimento muscular contribuem muito para a melhora da qualidade de vida dos asmáticos.


Antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico, consulte seu pneumologista para que ele possa orientá-lo quanto ao melhro programa para o seu caso.
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget