Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

COMUNICADO OFICIAL - Medicamentos para DPOC

Departamentos/Equipe SPPT

SPPT esclarece pacientes sobre tratamento e medicamentos para DPOC

Uso de broncodilatadores inalatórios não aumenta a mortalidade nas doenças respiratórias.

Estudo publicado recentemente em revista médica internacional deixou pacientes em dúvida sobre continuidade de tratamento para doenças respiratórias. Segundo a publicação, broncodilatadores anticolinérgicos usados para tratar doenças pulmonares e respiratórias crônicas poderiam aumentar o risco de problemas cardíacos fatais.

A divulgação destes resultados gerou intensa preocupação nos pacientes e usuários destes medicamentos. Porém, os resultados deste estudo devem ser avaliados com muita cautela e podem não representar a realidade. Este estudo, mais precisamente uma metanálise, foi baseado em outros 17 estudos de diferentes autores.

A metanálise é uma forma de estudo excelente para se avaliar benefícios ou malefícios de tratamentos em estudo com uma mesma medicação, ou quando o tipo de estudo e tempo de acompanhamento são semelhantes. Ela também permite a análise de um número maior de pacientes.

Neste caso dos broncodilatadores, os 17 estudos agrupados para análise são diferentes uns dos outros. Além disso, 12 estudos foram realizados com tiotrópio e 5 com ipratrópio. Desta forma, os resultados não são totalmente confiáveis.

No próximo dia 5 de outubro, serão divulgados no Congresso da Sociedade Respiratória Européia os resultados de um estudo que avaliou a segurança do tiotrópio ao longo de 4 anos de acompanhamento de quase 6 mil pacientes. O coordenador deste estudo internacional já divulgou alguns resultados: o tiotrópio não aumenta o risco de eventos cardiovasculares e não aumenta a mortalidade.

Portanto, nossa sugestão para quem usa broncodilatadores (anticolinérgicos ou não) é que não interrompa suas medicações e procure seu médico para discutir e sanar eventuais dúvidas em seu tratamento.
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget