Data da ultima atualiza�ao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notcias

Sndrome de Kartagener
      
A Síndrome de Kartagener é uma síndrome genética caracterizada pela chamada inversão visceral (os órgãos do corpo que costumam estar do lado direito aparecem no esquerdo e vice-versa), bronquiectasias (dilatações dos brônquios que geralmente acumulam secreção) e sinusite. Faz parte de um quadro clínico maior, cientificamente chamado por Síndrome da Discinesia Ciliar (ou Cílios Imóveis).

Estas pessoas muitas vezes possuem dificuldades na eliminação da sua secreção brônquica pois os cílios que compõem a árvore respiratória, por estarem com sua movimentação reduzida, não conseguem “carregar” a secreção para fora para ser expectorada. Se este processo de imobilidade dos cílios ocorrer na área ginecológica, pode haver dificuldades na migração do óvulo até o útero através das trompas e acarretar dificuldades para a fecundação ou mesmo infertilidade. Os homens apresentam esterilidade por alterações no funcionamento dos espermatozóides.

Possui vários graus de gravidade e o portador geralmente é acometido por infecções respiratórias de repetição. Os portadores da síndrome pode ser desde assintomáticos até apresentar sintomas incapacitantes.

Não há um tratamento específico. É conveniente a correta avaliação médica para se estabelecer a terapêutica adequada a cada caso, que se constitui na prevenção das infecções através de vacinas (gripe e pneumonia) e fisioterapia respiratória além do tratamento das infecções com antibióticos quando ocorrerem.

O tratamento da bronquiectasia compreende o aumento da limpeza da secreção pulmonar através de medicamentos, imunização contra causadores de doenças respiratórias e fisioterapia respiratória continuada, sendo que esta promove facilitação da higiene brônquica, aumento da capacidade pulmonar e orientação de auto-cuidado, que podem ser realizadas em domicílio pelos familiares ou, até mesmo, pelo próprio paciente. Dessa forma, as infecções ocorrem com menor freqüência e a doença progride mais lentamente, melhorando seu prognóstico, que varia de acordo com a extensão das bronquiectasias e do número de infecções recorrentes que o paciente apresenta.

O acompanhamento respiratório desses pacientes deve ser realizado  por um pneumologista e as medidas fisioterapêuticas devem ser orientadas por um profissional especialista em fisioterapia respiratória. Consulte a sociedade regional (de seu estado), ou a sociedade brasileira de pneumologia e tisiologia, ou hospitais ligados às Universidades.

Um especialista na área de fertilidade e reprodução poderá ajudar na investigação clínica da infertilidade, bem como devem ser consultados os médicos ginecologistas (mulheres) e urologistas (homens).
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget