Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

Pacientes com marca-passo e a apnéia do sono não-diagnosticada
Artigo publicado no site WebMD  (março de 2007)  fala da alta prevalência de apnéia do sono não-diagnosticada em pacientes cardíacos usuários de marca-passo, detectada por um estudo científico europeu.

A pesquisa avaliou 98 pacientes com marca-passo para a detecção de apnéia do sono e 59% deles apresentaram apnéia do sono não-diagnosticada. Estes resultados serão publicados na edição de abril da revista “Circulation”, da Associação Americana do Coração.

Embora não haja nenhum esclarecimento no estudo a respeito da contribuição da apnéia do sono para a necessidade de marca-passos, os resultados apresentados apontam para a necessidade de um maior aprofundamento na relação potencial entre essas duas condições, segundo Patrick Levy, o co-autor do estudo:

“Nós sabemos que há uma relação entre apnéia do sono e arritmias cardíacas. A questão, portanto, é: se tratarmos a apnéia do sono, iremos com isso reduzir a necessidade de marca-passo do paciente? Ainda não sabemos, mas iremos descobrir”.

Publicado originalmente em março de 2007
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget