Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

O que são doenças intersticiais pulmonares?

As doenças intersticiais pulmonares compreendem um grupo de doenças que acometem o pulmão de forma difusa, comprometendo a troca gasosa. Tosse e a falta de ar são os principais sintomas destes males.


As causas das doenças intersticiais são variadas: desde a inalação de poeiras em ambientes de trabalho ou domésticos até o consumo de certos medicamentos que levam a toxicidade pulmonar, doenças reumáticas e outras de causa não conhecida.


O refluxo gastro-esofágico, que leva à aspiração de conteúdo gástrico ao pulmão, é outra causa que pode ocasionar uma das doenças intersticiais mais conhecidas: a fibrose pulmonar.


Várias doenças intersticiais tem caráter progressivo e se não forem diagnosticadas precocemente podem levar à limitação importante, inclusive com necessidade de uso de oxigenio contínuo ou até mesmo o transplante de pulmão.


Muitas destas doenças intersticiais são raras e sua identificação não é algo tão simples assim. É necessário, portanto a realização de diagnóstico diferencial com outras doenças mais comuns, tais como infecções pulmonares ou mesmo tumores. Assim, hoje em dia é importante sua divulgação perante a classe médica.
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget