Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notícias

Estudo relaciona o consumo de carnes curadas e doenças pulmonares

Se você estava à procura de uma boa razão para melhorar seus hábitos alimentares, certamente já encontrou uma: pesquisas recentes demonstraram uma possível relação entre dietas alimentares fartas em carnes curadas - como salsichas e bacon, entre outras - e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Dr. Rui Jiang, pesquisador da Columbia University Medical Center, Nova Iorque, conduziu o estudo que examinou a dieta e função pulmonar de 7.352 pessoas com uma média de 64,5 anos de idade.

O autor da pesquisa encontrou uma relação estatística entre as pessoas que comiam 14 ou mais proções de carnes curadas em suas refeições e a indicência de DPOC. Essa relação se manteve verossímil mesmo depois de serem confrontadas outras variáveis, como idade, tabagismo e a quantidade de frutas e vegetais nas dietas das pessoas. Afirma Jiang:

“Pessoas que comem um número de 14 ou mais porções de carnes curadas mensalmente possuem cerca de 80% mais chances de adquirir DPOC do que aquelas pessoas que não mantém esse consumo.”

Veja a notícia completa no site healthcentral.com (em inglês). A referência oficial do estudo está no site da American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (em inglês).

Publicado em Abril/2007
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget