Data da ultima atualiza�ao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Leitura 03/08/2012



Notcias

Crianas expostas ao cigarro podem desenvolver dependncia nicotina
Estudo indica que algumas crianças expostas à fumaça de cigarro podem desenvolver dependência à nicotina

Fumar perto das crianças não é somente mau exemplo dados pelos pais! Pesquisadores canadenses alertam que crianças expostas à fumaça de cigarro de seus pais, em casa ou no carro, podem desenvolver sintomas de dependência à nicotina.

Foram cerca de 1500 crianças, entre 10 e 12 anos, não fumantes mas expostas ao cigarro, avaliadas pelos pesquisadores canadenses. Elas responderam questionários de sintomas de dependência e exposição à nicotina. Os sintomas mais comuns de dependência à nicotina, presente em aproximadamente 5% das crianças, foram o humor depressivo, alterações de sono, irritabilidade, inquietude, ansiedade, alterações de concentração e aumento de apetite.

Mas não são somente as crianças que podem desenvolver este tipo de dependência mesmo sem ter fumado. Estudos anteriores do mesmo grupo mostraram que atendentes de bares e restaurantes onde é permitido fumar apresentam além dos mesmos sintomas, a presença de derivados do metabolismo da nicotina na saliva e urina, como se houvessem fumado.

Portanto parar de fumar é muito importante para a saúde da própria pessoa e também para sua família e as pessoas ao seu redor.

Pare de fumar! Tome esta iniciativa...

 
Fonte:

Nicotine dependence symptoms among young never-smokers exposed to secondhand tobacco smoke.

Bélanger M, O`Loughlin J, Okoli CT, McGrath JJ, Setia M, Guyon L, Gervais A.

Centre de formation médicale du Nouveau-Brunswick, Université de Moncton and Université de Sherbrooke, Canada; Department of Epidemiology, Biostatistics and Occupational Health, McGill University, Montreal, Canada.

 Addictive behaviors. Julho de 2008
 

Voltar

© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget