Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Museu da Tuberculose - Instituto Clemente Ferreira - Referência para tuberculose e doenças respiratórias 03/08/2012



Museu da Tuberculose - Instituto Clemente Ferreira - Referência para tuberculose e doenças respiratórias


Maria Teresa Ortega Garcia

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg

Fernando Augusto Fiúza de Melo
Doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo
Médico do Instituto Clemente Ferreira


Desde a época de sua fundação até os dias de hoje, o Instituto Clemente Ferreira vem atuando como referência para a tuberculose e doenças respiratórias apesar de todas as dificuldades que enfrenta desde a época
de seu fundador. A conduta dessa casa se pautou sempre como um local produtor de resolutividade e apoio para a rede de saúde do município de São Paulo, de outras cidades do estado e até de outros estados do Brasil.

Atende de 2,5 a 3 casos novos por anos, divididos entre a tuberculose e outras moléstias respiratórias (50-50%). Fornece gratuitamente a maior parte dos medicamentos prescritos. Há mais de dois anos iniciou um projeto de atenção a Asma na Infância, com excelentes resultados e tem planos para expandir este programa para adultos. O ICF recebe e orienta estagiários, residentes e profissionais de saúde de diversas Universidades e Serviços.

Médicos, enfermeiros, profissionais de laboratório, assistentes sociais, psicólogos e outros, do Estado e do País, sempre foram aceitos e acolhidos para treinamento e aprendizado na Casa de Clemente Ferreira. O ICF desenvolve diversas atividades de ensino e treinamento, como: discussões de casos clínicos semanais, às quartas-feiras, seguidas de palestras proferidas por profissionais do Instituto e convidados. Esta atividade desenvolvida há décadas, atualmente é denominado Projeto Quarta-Feira, realizado com patrocínio da Sociedade Beneficiente Clemente Ferreira.

Promove anualmente Curso de Tuberculose para profissionais da área de saúde e também, com a preocupação de manter sua própria qualidade técnica, elabora periodicamente cursos de reciclagem profissional para os seus funcionários de todos os níveis e estimula o desenvolvimento de seus técnicos em Universidades e Serviços. Devido sua qualificação, sistematicamente os profissionais do ICF participam de Cursos, Congressos e outros eventos, ministrando cursos, aulas, palestras e apresentando trabalhos.

Estabeleceu convênios e associações com Universidades, Institutos e outros Serviços para o desenvolvimento de pesquisas operacionais no diagnóstico, tratamento e com trole da tuberculose, além e pesquisas próprias. Diversos trabalhos produzidos no Instituto Clemente Ferreira resultaram em Teses e Dissertação de Mestrados e foram publicados em renomadas Revistas Nacionais e Internacionais. Durante muito tempo, como uma Divisão, dependia sempre de instâncias superiores com autonomia limitada.

Há dois anos, por decreto governamental, incorpora-se a Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde e transforma-se formalmente num Instituto, realizando o sonho acalentado por Rosemberg e Caetano.

Com toda essa inegável atuação histórica, além de constituir-se como uma referência, aos poucos transformase num serviço de excelência, compreendido pela qualidade de sua atenção assistencial, como formador de profissionais, irradiador e elaborador de conhecimentos, honrando nesta missão o espírito incansável de seu fundador, mantido e continuado por diversos líderes que construíram o Instituto Clemente Ferreira.

Voltar ao Museu da Tuberculose


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget