Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Museu da Tuberculose - O S3 surge em 1948 03/08/2012



Museu da Tuberculose - O S3 surge em 1948


Moacyr Walter de Souza
Economista, Presidente do Conselho Deliberativo

Os hospitais Sanatorinhos eram cada vez mais procurados e já não davam conta do atendimento, o que levou a
organização a construir um terceiro hospital, o S3, todo em alvenaria. Aberto em 20 de junho de 1948, tinha excelente estrutura, com 330 leitos, quartos e enfermarias amplas, refeitórios, copa, cozinha, aparelhos médicos e cirúrgicos modernos, salas para cirurgia do tórax, esterilização, enfermagem, curativos, aparelhos para planegrafias, radiografias, radioscopias, broncoscopias etc.

Nesse mesmo ano, pouco antes já havia sido aberto o Dispensário Ary Nogueira da Silva, na cidade de São Paulo, no bairro do Ipiranga, para facilitar ainda mais o atendimento aos pacientes carentes, muitos dos quais sem quaisquer condições de buscar atendimento em locais distantes.

Com o desenvolvimento no Brasil da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, idealizada pelo dr. Raphael de Paula Souza, um dos fundadores do Sanatorinhos, e o crescente emprego da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guerin), que havia sido apresentada oficialmente pelo pesquisador Albert Calmette, na Academia Nacional de Medicina de Paris, em julho de 1942, e, mais tarde, com a introdução do tratamento ambulatorial da tuberculose, já não havia necessidade de manter os três hospitais em Campos do Jordão. Os dois primeiros (S1 e S2) foram desativados e o S3 transformado em hospital de múltiplas especialidades, sendo hoje um dos principais da cidade de Campos do Jordão.

Os hospitais Sanatorinhos das verdes matas da Mantiqueira guardam momentos históricos. Foi no S1 que o dramaturgo Nelson Rodrigues escreveu sua primeira obra, em 1935. Em 1955, no S2 foi rodado o filme Floradas na Serra, romance de sucesso de Dinah Silveira de Queiroz. E no S3, a seleção brasileira de futebol de 1962, que viria a vencer a Copa do Mundo, com Pelé e Garrincha, realizou todos os exames preparatórios para a competição.

Voltar ao Museu da Tuberculose


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget