Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Museu da Tuberculose - Filosofia e Desenvolvimento 03/08/2012



Museu da Tuberculose - Filosofia e Desenvolvimento


Moacyr Walter de Souza
Economista, Presidente do Conselho Deliberativo


A instituição cresceu, passou a administrar outros hospitais e abriu duas Escolas de Técnicos de Enfermagem, a primeira há 30 anos, em Campos do Jordão e a outra há três anos, em Carapicuíba, tendo formado mais de 1.000 profissionais.

Em Carapicuíba e Itu projetou e construiu modernos centros de hemodiálise e, recentemente, inaugurou em Taubaté, SP, em Laboratório de Análises Clínicas com capacidade para realizar 60 mil exames mensais e atender 29 cidades do Vale do Paraíba.

Em outubro de 2005, participou do Congresso Internacional em Itu, onde estiveram cerca de 300 médicos do Brasil e exterior, transmitindo, por vídeo, cirurgias coloretal.

Um dos alicerces da qualidade de trabalho apresentada por Sanatorinhos, desde a fundação, é o treinamento permanente de funcionários que, em 2005, somou 338.102 mil horas de cursos internos e externos. Além disso, um programa de Desenvolvimento Profissional mantém convênios com diversos colégios, faculdades e universidades, para funcionários e extensivo a familiares.

Por outro lado, as unidades hospitalares realizam cirurgias de pequena, média e alta complexidade, e representam também importantes campos de estágio (em 2005, foram 816 estagiários) e residência médica, esta realizada no Hospital Sanatorinhos Carapicuíba, também detentor de ISSO 9001/2000.

Pela sua alta capacitação, o corpo médico do Sanatorinhos participa e é requisitado a apresentar trabalhos especiais em Congresso e Seminários, com ampla repercussão na área médica. Alguns estudos ultrapassam fronteiras, como os coordenados pelo Hospital Albert Einstein e Instituto Pasteur de Paris para o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue, e com a Universidade McMaster, do Canadá, onde participou de pesquisa de medicamento em pacientes cardiopatas.

Sanatorinhos deixou também a sua marca de qualidade na Santa Casa de Aparecida e, nos últimos cinco anos como gestor do hospital estadual de Itapevi, onde realizou um trabalho de atendimento focado em projetos de qualidade, que redundaram na obtenção de Certificado ISSO para o Laboratório de Anatomia Patológica e Certificado de Acreditação do Ministério da Saúde, reconhecimento este obtido só por 50 entre 6.342 hospitais brasileiros.

Os projetos de humanização hospitalar são amplamente desenvolvidos pelo Sanatorinhos, envolvendo não só funcionários especializados, mas diversos grupo de voluntários que participam rotineiramente da vida dos hospitais, como barbeiros, grupos teatrais e musicais, leitores e os Doadores da Alegria de Itu, entre outros.

A administração investe em todos os segmentos, adquirindo modernos equipamentos hospitalares, seja para uso médico seja para a melhoria das condições de atendimento aos pacientes.

Uma atenção especial é dedicada à área de nutrição. Para isso, a instituição mantém a Fazenda Pedra do Abrigo, em Campos do Jordão, para fornecer verduras e hortaliças para todas as unidades hospitalares, onde o requisito básico é a não utilização de produtos químicos no controle de pragas.

A obtenção de diversas homenagens e, recentemente, os Certificados ISSO, reflete a qualidade atual da instituição que orgulha-se em ter atendido – e salvo – em sua história de 75 anos, milhões de vidas.

Voltar ao Museu da Tuberculose


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget