Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Museu da Tuberculose - Hospital do Mandaqui (Segunda fase) 03/08/2012



Museu da Tuberculose - Hospital do Mandaqui (Segunda fase)


Segunda fase (1960–1983)

Gladstone Ferreira Machado
Especialista em Cirurgia Torácica pela SBCT
Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Fellow do Americam College of Chest Physicians

O Dr. Gladstone Ferreira Machado trabalhou durante 35 anos no Hospital do Mandaqui, no Serviço de Cirurgia, (1958-1993) sendo Chefe desse Serviço por 12 anos, tendo  acompanhado as fases de sua evolução e história.

Na segunda fase de sua evolução histórica (1960 – 1983), houve uma mudança na dinâmica e objetivos do hospital, que passou a atender pacientes de doenças pulmonares não tuberculosas, ampliando-se os ambulatórios e a instalação do serviço de pronto socorro. Tivemos uma maior afirmação da cirurgia torácica, com a participação regular em congressos nacionais e internacionais, apresentação e publicações de trabalhos científicos. Digno de nota foi o 1º. Encontro Nacional de Cirurgiões de Tórax (maio de 1979), com a presença de especialistas dos principais serviços do país, presidido pelo eminente Prof. Jessé Teixeira, do Rio de Janeiro. Devemos ressaltar ainda o trabalho profícuo e a participação dos Drs. Manuel Ignácio Rolemberg dos Santos, Gladstone F. Machado, Olival de Oliveira Santos e Auad Atala, diretor técnico na época.

A pneumologia teve notável avanço, com o dinamismo e participação do Dr. João Baptista Perfeito e dos Drs. Fernando Fiúza de Melo e Antonio de Oliveira Leme, na organização de cursos, apresentação de teses, aulas, simpósios e congressos. Um fato marcante na época foi a criação da residência médica (1977) em pneumologia e em cirurgia torácica e que trouxe um importante desenvolvimento para o Mandaqui. Igualmente o internato, na década de 80 para alunos de 5º e 6º anos da Faculdade de Medicina de Jundiaí, durante cinco anos, período no qual se aguardava a solução para o Hospital Escola daquela faculdade.

Devemos mencionar o intercâmbio com as Faculdades de Medicina da USP e de Santo Amaro, coordenado pelo Prof. Rubens Monteiro de Arruda, Professor Livre-Docente de Cirurgia torácica de ambas. Finalmente devemos lembrar que foi nessa época a criação do Centro de Estudos, que teve relevante papel nas atividades culturais e sociais do Mandaqui e no intercâmbio com outros Serviços correlatos.

O Hospital do Mandaqui

Voltar ao Museu da Tuberculose


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget