Data da ultima atualizaçao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Museu da Tuberculose - Cinema: Floradas Na Serra 03/08/2012



Museu da Tuberculose - Cinema: Floradas Na Serra


Floradas na Serra, obra literária da escritora paulista Dinah Silveira de Queiroz, teve como pano de fundo a tuberculose e o processo de tratamento da doença, numa época em que essa ameaça à saúde pública mobilizava a sociedade brasileira em função de seus altos índices de mortalidade.

O livro, lançado em 1939, representou o primeiro grande sucesso da escritora, cuja popularidade só viria a se repetir com seu outro romance A Muralha, de 1954. Ambos tiveram versões cinematográficas e para a televisão, no formato de novelas e minisséries.

Adaptado em 1958 para o cinema, Floradas na Serra foi inteiramente filmado em Campos do Jordão, no estado de São Paulo, sendo o último filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz e da atriz Cacilda Becker (1921-1969), mais conhecida na época pela sua carreira dedicada ao teatro, protagonizando-o ao lado de Jardel Filho.


Sinopse: Lucília, cansada dos prazeres do mundo elegante, resolve descansar em Campos do Jordão. Entretanto, ao fazer a visita de controle médico, descobre que está com tuberculose. Mas não consegue suportar o tratamento na clínica. Enquanto esperava para voltar a São Paulo, conhece Bruno, que a faz perder o trem e começam um romance. Porém a paixão de Lucília consome rapidamente sua saúde, enquanto Bruno vai se recuperando e começa a se interessar por Olívia, outra paciente da clínica. Lucília termina sozinha, na clínica, com suas lembranças.


Bruno e Lucília


Olívia

Fonte: site Adoro Cinema Brasileiro


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget