Data da ultima atualiza�ao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Asma 03/08/2012



Asma

DOENÇAS PULMONARES

 

ASMA

 

O que é?

Asma é uma doença decorrente da inflamação crônica das vias aéreas. Estas são compostas pelos brônquios e suas ramificações, responsáveis pelo transporte do ar até os pulmões. A inflamação que ocorre dentro das vias aéreas leva a um estreitamento para a passagem de ar, dificultando a respiração.

Quais são os sintomas principais?

Os principais sintomas são chiado no peito, tosse e falta de ar. Em geral, os sintomas aparecem em crises e podem ser desencadeados por fatores ambientais, mudança de temperatura ou contato com alérgenos e substâncias com odores fortes, como produtos de limpeza e perfumes. Sintomas que acontecem no início da manhã ou durante a noite também são muito comuns, podendo sugerir descontrole da doença. Alguns pacientes apresentam crises apenas em determinadas épocas do ano, por exemplo durante o inverno.

Como é feito o diagnóstico?

Além dos sintomas clínicos e do exame físico, o pneumologista poderá solicitar uma radiografia de tórax e uma espirometria – que serve não apenas para o diagnóstico mas também para avaliar a gravidade e o controle da doença. Durante as consultas, a função pulmonar também pode ser avaliada por um teste menos complexo, chamado “pico de fluxo” que é feito por um instrumento mais simples que o aparelho utilizado para realização da espirometria. Esse teste pode, inclusive, ser feito em ambiente domiciliar pelo próprio paciente.

Qual é o tratamento?

O tratamento da asma é feito com medicações que reduzem a inflamação das vias aéreas. Em geral, as medicações são ofertadas por via inalatória, por diversos dispositivos. As famosas “bombinhas” que contém apenas broncodilatadores, sem corticóides, são úteis para o tratamento das crises, mas não atuam no mecanismo inflamatório subjacente. É mandatória, portanto, uma avaliação com pneumologista para que o tratamento correto, principalmente com corticóides inalatórios, seja instituído tão logo o diagnóstico seja feito. A dose e o tempo de tratamento serão definidos pelo médico e serão determinados pela gravidade e  evolução da doença.


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget