Data da ultima atualiza�ao
Pulmonar - Pela sua Saúde Respiratória - Hipertenso Pulmonar 03/08/2012



Hipertenso Pulmonar

DOENÇAS PULMONARES

 

HIPERTENSÃO PULMONAR

 

O que é?

Hipertensão Pulmonar é o aumento da pressão nas artérias que levam o sangue para os pulmões, podendo ser ocasionado por diversas doenças. Pode ser decorrente de alterações predominantemente nos vasos pulmonares, como ocorre na Hipertensão Arterial Pulmonar, ou, em outros casos, pode ocorrer em associação a doenças cardíacas ou pulmonares crônicas.

Quais são os sintomas principais?

Em geral, os sintomas são decorrentes da doença que causou a hipertensão pulmonar. Nos casos de Hipertensão Arterial Pulmonar, os sintomas principais são dispneia (falta de ar), dor torácica, tonturas, desmaios e edema de membros inferiores (inchaço nas pernas).

Como é feito o diagnóstico?

O exame de triagem é o ecocardiograma para avaliar a pressão na artéria pulmonar e a função do coração. Às vezes, os sinais clínicos e de exame físico, associados aos achados de ecocardiograma são suficientes para detectar algumas causas de hipertensão pulmonar. Em outros casos, é necessário prosseguir a investigação com exames mais complexos.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende da doença que ocasionou a hipertensão pulmonar. Nos casos de hipertensão pulmonar decorrente de doenças do lado esquerdo do coração ou doenças pulmonares com alterações importantes na função pulmonar ou na oxigenação (como em alguns pacientes com DPOC e fibrose), o tratamento envolver controlar a doença principal e ofertar oxigênio e diuréticos caso necessário. Nos casos de Hipertensão Arterial Pulmonar, existem medicações específicas que podem ser ofertadas. É necessária encaminhamento para centro de referência nesses casos. Consulte seu pneumologista.


© 2017 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.

Itarget