DOENÇAS PULMONARES
FIBROSE PULMONAR
O que é?
O pulmão é o órgão responsável pelas trocas gasosas que ocorrem dentro dos alvéolos pulmonares. A estrutura que dá suporte para os alvéolos é chamada de INTERSTÍCIO que possui um aspecto de “rede” e é composto por diversas células e outros componentes não celulares. As doenças que acometem o interstício são chamadas DOENÇAS INTERSTICIAIS, dentre elas a Fibrose Pulmonar. Em geral, ocorre inflamação da estrutura que dá suporte ao pulmão, tornando-o mais “rígido” e dificultando o seu funcionamento adequado durante a respiração.
Quais são os sintomas principais?
O principal sintomas é dispneia (falta de ar) que piora ao longo do tempo. Alguns pacientes podem apresentar tosse.
Como é feito o diagnóstico?
Existem diversas causas de doenças intersticiais e o diagnóstico depende de informações da história clínica e das características da radiografia e tomografia de tórax. Em alguns casos, é necessária biópsia pulmonar que pode ser feita através de broncoscopia ou cirurgia.
Qual é o tratamento?
O tratamento depende da doença intersticial. Em alguns casos, as alterações são decorrentes de exposições ambientais e o tratamento envolve a retirada dos fatores desencadeantes (por exemplo, em alguns pacientes com diagnóstico de pneumonite por hipersensibilidade decorrente da exposição a mofo ou aves domésticas). Em outras situações, pode ser necessário tratamento com corticóides ou imunossupressores. A oferta de oxigênio pode também ser necessária.
![]() Nós aderimos aos princípios da charte HONcode. Verifique aqui. |
© 2019 www.sppt.org.br - Este site é mantido pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
O conteúdo publicado neste site possui caráter meramente informativo. as informações aqui publicadas não devem ser usadas para a execução de diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem prévia orientação médica.
Consulte sempre o seu pneumologista.